Muito Além do Peixe Cru

Chef Mori Ohta

Muito Além do Peixe Cru

Se engana quem ainda acredita que comida japonesa é apenas peixe cru com molho shoyu. Na realidade, o peixe demorou certo tempo até se fixar como protagonista da gastronomia no Japão. O arroz era o principal ingrediente utilizado no país, o cultivo deste grão era responsável por grande parte de sua produção agrícola e também a mola propulsora da economia. A seguir vamos te mostrar como essa cultura gastronômica surgiu e se tornou uma das mais apreciadas no Brasil

Do arroz ao peixe: o surgimento da gastronomia japonesa

O território japonês é formado por um arquipélago banhado por correntes marítimas do sul e do norte, o que torna sua fauna marinha riquíssima. Atualmente é o país que mais consome peixe no mundo. Possuir grande número de adeptos do budismo também influencia neste hábito alimentar, já que os praticantes desta religião não consomem carne vermelha.

Dessa forma o peixe e o arroz foram sendo unidos em preparações culinárias, entretanto, de forma diferente da que conhecemos hoje. Até meados do século X a gastronomia japonesa era basicamente uma releitura de pratos chineses e coreanos. A partir deste século começam a surgir os pratos verdadeiramente originais do Japão, como o sushi e o sashimi.

Estes pratos viriam a se tornar uma das formas de gastronomia que mais faz sucesso em nosso país. Mas você deve estar se perguntando, como é que essa cultura tão diferente da nossa se popularizou por aqui? Vamos fazer uma viagem no tempo, até 1908 mais precisamente. Foi nesse ano que os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil trazendo consigo as receitas de seu país e hábitos como o de utilizar hashis.

O Japão nas mesas brasileiras: uma união de sucesso

No Brasil o cultivo de arroz não era popular como no Japão. A principal espécie deste grão cultivado em terras tupiniquins era do tipo agulhinha, muito diferente dos grãos da família Oryza Sativa, amplamente utilizados pelos japoneses.

Os imigrantes japoneses começaram a usar sua criatividade e os recursos disponíveis para adaptar os pratos de sua terra natal. A fusão entre os hábitos alimentares de japoneses, brasileiros e demais imigrantes que aqui se encontravam deu origem à culinária nipo-brasileira como a conhecemos hoje.

O uso do peixe cru pode ter parecido excêntrico num primeiro momento aos brasileiros, mas sua justificativa é legítima: esta é a forma de preparo em que este tipo de carne é melhor saboreado, pois desperta o quinto sabor de nosso sentido gustativo, o umami. A suculência dos peixes aliada a temperos e molhos tem também forte apelo sensorial.

Conheça as maravilhas do Mori Ohta

No Mori Ohta a procedência e frescor dos insumos utilizados é uma prioridade. Mas não para por aí, nosso chef, Anderson Soucha, é capacitado internacionalmente e fala sobre a importância de inovar para que nossos clientes tenham experiências únicas. “O mais importante para inovar na culinária japonesa é saber que é preciso unir tradição, como o corte do peixe bem executado, a novas tendências que atendam o que os clientes de hoje apreciam. A fusão de diferentes cozinhas também é primordial para a criação de novos pratos.” É o caso, por exemplo, do nosso niguiri de atum com foie gras, uma combinação inusitada que causa uma explosão de sensações em quem experimenta.

Itens da culinária brasileira como a couve, a abóbora e o milho também entram na preparação das delícias de nosso cardápio. A originalidade é um ingrediente indispensável nos pratos do Mori Ohta.

Para você que vai começar a se aventurar pelo mundo da culinária oriental sugerimos nosso salmão semigrelhado e o hot roll especial, uma deliciosa combinação de salmão empanado em flocos de arroz, recheado com cream cheese, finalizado com salmão batidinho e ovas de massagô. E se você ainda não está convencido sobre as maravilhas dos pratos crus, venha degustar nossos pratos quentes, como o yakissoba, o harumaki de frutos do mar ou nosso ebi fry, um sensacional camarão empanado, muito crocante.

Frio ou quente, o importante é você descobrir os prazeres da gastronomia do Mori Ohta. Venha saborear esta experiência.

Compartilhe:

More To Explore