Curiosidades e fatos sobre a culinária japonesa

Chef Mori Ohta

Tradição Japonesa à Mesa

O Japão é um país extremamente tradicional, com rituais que são apreciados pelos habitantes do país, bem como turistas.

Tamanha tradição e riqueza cultural se reflete nos pratos típicos japoneses e o modo como os orientais se comportam à mesa.

Para trazer algumas dessas tradições, fatos e curiosidades, preparamos esse conteúdo para que você conheça a cultura japonesa a fundo.

Vamos embarcar nessa viagem?

  • Você precisa conhecer esses fatos culinários japoneses
  • Curiosidades sobre a culinária japonesa

Conheça esses fatos culturais japoneses

As tradições culturais do Japão parecem resistir ao exigente teste do tempo, uma vez que tais ritos e costumes são milenares e atravessam gerações.

Isso porque a própria população japonesa opta por seguir a tradição, inclusive os jovens. Mesmo quando eles já não estão mais no país, a cultura permanece com os orientais, espalhando essa riqueza pelo mundo.

Por exemplo, os espetáculos dos tambores, chamados de Taiko, acontecem no Japão há mais de 1500 anos! Não importa qual é o festival ou celebração que acontece no país, os tambores vão estar lá!

É claro que não podemos deixar de mencionar o Kimono, a vestimenta tradicional do Japão, especialmente usada em casamentos temáticos e apresentações em ocasiões especiais.

Falando em ocasiões especiais, é importante mencionar o O-Shogatsu, o Ano Novo Japonês, um momento em que as famílias visitam os avós e saboreiam pratos com a base de macarrão, em uma simbologia que representa a vida longa e saudável.

O momento de relembrar os mortos é o O-Bom, celebrado em agosto. Ao contrário do Dia de Finados do Brasil, esse momento não é fúnebre, sendo extremamente conhecido pelas lanternas flutuantes.

Todas as celebrações japonesas são fortemente ligadas à culinária e aos modos de se portar à mesa. Dessa maneira, os japoneses buscam fazer reflexões essenciais antes de consumir os alimentos:

  • A reflexão sobre o trabalho envolvido na produção e preparo de alimentos.
  • A reflexão sobre ser merecedor do alimento.
  • A reflexão sobre eliminar o egoísmo e a ganância durante as refeições.
  • A reflexão sobre o alimento ser fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar.
  • A reflexão sobre o alimento ser sinônimo de iluminação.

Realmente, alimentar-se não é apenas uma necessidade biológica para os japoneses. É muito mais do que isso.

 

Curiosidades sobre a culinária japonesa

Toda a riqueza da cultura japonesa é externalizada em sua culinária. Desde o preparo dos alimentos até o modo de consumir, a tradição está presente.

A simbologia é tamanha que a culinária japonesa foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela ONU, por meio da UNESCO.

Sendo assim, conheça algumas curiosidades associadas aos hábitos tradicionais japoneses:

  • Todos os preparos japoneses buscam estimular os cinco sentidos do ser humano ao mesmo tempo, o que interfere diretamente no preparo, louça e apresentação do prato.
  • Para remeter às origens budistas, os pratos japoneses buscam trazer as cinco cores principais, sendo elas: branco, preto, vermelho, verde e amarelo.
  • Ao aceitar o alimento, é preciso dizer “itadakimasu” (“Eu humildemente recebo”). Ao terminar, por sua vez, precisamos dizer “gochisosama deshita” (“Foi um banquete”). Seja em residências ou restaurantes, esse cuidado demonstra educação e respeito.
  • A toalha quente, conhecida como Oshibori, é um utensílio obrigatório em mesas japonesas e serve para limpar as mãos antes das refeições. Limpar qualquer outra parte do corpo com a toalha é extremamente rude.
  • É justamente por causa do Oshibori que comer com as mãos no Japão não é falta de etiqueta.
  • Tigelas e Hashis são outros utensílios que compõem a mesa. Morder o Hashi ou usá-lo para apontar também são gestos rudes.
  • Como os japoneses são extremamente higiênicos, partilhar o mesmo prato, tigela ou bandeja não é nada comum, a menos que exista intimidade entre as pessoas.
  • Fazer pedidos especiais em restaurantes ou pedir para retirar ingredientes do preparo é um sinal de ingratidão. O respeito ao cardápio e às escolhas do anfitrião é fundamental.
  • O Wasabi é usado como acompanhamento pelas propriedades digestivas.
  • A fermentação do Shoyu pode levar até mais de um ano.
  • Também para ajudar na digestão, o chá é comumente servido juntamente com as refeições. Muitos restaurantes não cobram pela bebida.
  • O pepino, o nabo e o gengibre são muito utilizados na culinária japonesa por refrescar o paladar e neutralizá-lo. Assim, os sabores não se confundem na boca.
  • Por ser uma nação composta de ilhas, a carne vermelha não é muito popular. Quem assume o protagonismo são os frutos do mar.
  • Ao provar as tradicionais sopas japonesas com macarrão, não é falta de educação fazer o “barulhinho”. Elas são muito quentes e, por isso, é normal fazer barulho.

O que achou dessas tradições e costumes à mesa dos japoneses?

Se quiser fazer uma imersão nessa rica cultura, conheça nossos restaurantes. Nossos pratos e ambientes vão fazer com que você sinta a tradição japonesa na pele.

Venha visitar o Mori Ohta. Estamos esperando por você!

Compartilhe:

More To Explore