Café da Manhã Japonês Tradicional: Conheça as principais receitas desta refeição

Chef Mori Ohta

Sugerimos apreciar nosso sunomono enquanto lê este artigo.

Que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia você já deve saber, mas como os japoneses saboreiam este momento? A gente te conta agora!

 

Asagohan

O café da manhã tipicamente japonês se chama asagohan, em português “arroz da manhã”. Diferente do que estamos acostumados no Brasil, ele é uma espécie de pequeno almoço, ou brunch, como chamam os americanos.

Nesta refeição existem alguns itens que não podem faltar, como arroz branco, missoshiru, legumes e peixe, geralmente grelhado. Outro ingrediente indispensável é o shokupan, ou pão Hokkaido, cuja massa à base de leite e farinha torna-se muito fofinha depois de assada. Popularizou-se no Japão após a Segunda Guerra Mundial, quando a farinha de trigo americana começou a ser importada por este país. Se no início a receita era uma mistura de técnicas britânicas e americanas, logo tornou-se característicamente japonesa já que os nativos deste país passaram a utilizar a fermentação Yutani, típica da cultura nipônica.

O arroz utilizado para a primeira refeição do dia costuma ser o Hakumai, preparado de maneira fermentada, da mesma forma que é utilizado no sushi. Outra possibilidade é substituir o arroz cozido pelo okayu, um mingau feito com este grão, muito leve e nutritivo, sua digestão é rápida, por isso muitos japoneses preferem consumi-lo pela manhã.

Além da tradicional sopa de missô, feita com pasta de soja fermentada, também é comum encontrarmos o natto, um prato à base de soja também fermentada, entretanto, nesta receita ela é servida em pedaços grandes e cremosos.

Os legumes mais populares no café da manhã japonês são o pepino, gengibre, cenoura e repolho. Algo curioso, e muito diferente do que encontramos por aqui, é que pela manhã estes vegetais costumam ser servidos em sua versão fermentada, com sabor levemente avinagrado, em uma receita  chamada tsukemono.

Os peixes degustados nesta refeição geralmente são robalo, atum e sardinha. Além destes e da soja, outras fontes de proteína servidas no café da manhã japonês são a carne de porco agridoce, frango com pasta de curry, verde ou amarela, e tofu grelhado.

E aí o que você achou deste hábito tipicamente nipônico? Venha saborear algumas destas receitas em uma de nossas casas. Você vai viver uma deliciosa imersão na culinária japonesa. Também levamos nossos pratos até você! Peça pelo iFood, WhatsApp ou aplicativo do Mori Ohta.

Compartilhe:

More To Explore